"Spaceballs - S.O.S. Tem Um Louco Solto No Espaço" (Mel Brooks)
Nem lembro da última vez em que vi este filme. Mas deve fazer um tempão. E mesmo assim, ao revê-lo agora, percebi que lembrava de todas (ou quase todas) as piadas. E o mais impressionante é que todas (ou quase todas) continuam sensacionais.
O diferencial que eu consigo identificar é um só: Mel Brooks. Mesmo longe da genialidade de seus filmes anteriores, e apelando aqui para uma paródia mais direta, Brooks consegue alcançar a hilaridade em sucessivos momentos. Coisa que as terríveis paródias atuais não conseguem nem com reza braba. Aliás, a graça das paródias parece ter acabado logo depois deste "Spaceballs", sobrando algum espaço ainda para um "Top Gang" ou dois. E depois, o vácuo, o limbo, a falta de idéias, a tentativa de parodiar o máximo de filmes por fotograma, mas sem a mínima capacidade de se criar uma piada que tenha graça para tanto.
"Spaceballs" não é assim. A única piada gratuita e forçada ao extremo me parece ser a que parodia "Alien - O 8º Passageiro". O resto se encaixa perfeitamente no contexto deste texto absurdo. O teletransporte, a nave imperial que não acaba mais, Pizza The Hutt, o Schwartz, a velocidade burlesca, o filme pirata dentro do filme (piada atualíssima, a despeito de ser em VHS) - tudo é por demais divertido e com um timing perfeito para arrancar ótimas risadas. É claro que gostar da saga original de "Star Wars" é um forte pré-requisito. Mas mesmo sem fanatismos dá pra se divertir bastante.
Sem falar que este deve ser o mais divertido (e único decente?) papel de Rick Moranis desde sempre. Ele brincando com as action figures (ou bonecos), decidindo tomar um café ou descobrindo que só existem imbecis em sua nave são momentos absolutamente antológicos.
Ou seja: vale a pena rir de novo.
Postado por Nery Nader Jr às 15:38Follow @MegaZona
Fodelança
Primeiro, Sarah Silverman cantou "I’m Fucking Matt Damon". Depois, Jimmy Kimmel cantou "I’m Fucking Ben Affleck". Por fim (até agora), Elizabeth Banks cantou "I’m Fucking Seth Rogen" . Alguém mais?
Postado por Nery Nader Jr às 15:36Follow @MegaZona
Outra Roupa Que Desmancha
Legenda: "Estampa de camiseta revela final de vários filmes".
Fonte: Blue Bus de amanhã. ; )
Postado por Nego Lee às 20:05Follow @MegaZona
"Lost" - O Começo Da Quarta Temporada
Com apenas quatro episódios, a quarta temporada de "Lost" vem se revelando uma das mais bombásticas de toda a série. Nenhuma das anteriores abriu com uma sucessão tão boa de episódios, cada qual trazendo revelações importantes (e por vezes impressionantes) do futuro (e, de quebra, do passado e do presente).
A revolução, a meu ver, começou com "Through The Looking Glass", último episódio da terceira temporada, que bagunçou o coreto ao colocar um flashforward onde todos esperavam mais um flashback. Assim, se antes tentávamos descobrir quem eram os personagens da série e como vieram a ser, agora queremos saber como é que eles vão chegar ao que serão no futuro. O preenchimento de lacunas continua, só que daqui pra diante.
E o futuro não anda nada bom para os Oceanic 6 - os seis sobreviventes do Vôo 815 que efetivamente vão sair da ilha. Os que vão ficar ainda não tiveram nenhum flashforward - e nem sei se terão, mas presumo que também não ficarão muito bem.
Essa inclusão do futuro torna relevante cada escolha feita pelos sobreviventes no agora, pelo menos para nós que as acompanhamos e tentamos comparar os dois tempos e descobrir as correlações.
Claro que faltam muitas peças nesse quebra-cabeças gigante. Mas até agora está sendo prazeroso. Se ainda não conseguimos ver o todo, o que vemos por partes não deixa de ser intrigante e enebriante o suficiente para que continuemos nessa ansiedade por mais uns bons anos.
Postado por Nery Nader Jr às 10:11Follow @MegaZona
Confira aqui os indicados ao Alfred 2008.
Postado por Nery Nader Jr às 10:00Follow @MegaZona
Postado por Nego Lee às 22:02Follow @MegaZona
"Eu Sou A Lenda" (Francis Lawrence)
Todo e qualquer filme tem lá seus objetivos. Alguns têm alguns. Outros têm vários outros. Mas poucos conseguem cumprir tudo que propõem. "Eu Sou A Lenda" consegue. E com méritos.
O filme consegue criar o perfeito cenário de desolação e vazio que a gente imagina que o último homem do planeta (ou quase) encontraria. O filme consegue mostrar o quão metódico e sorumbático este último homem precisaria ser para continuar levando a vida em tal cenário. O filme consegue criar momentos perfeitos de medo e tensão pela simples aproximação da escuridão. E principalmente, o filme consegue transportar a gente para dentro deste universo apocalíptico.
O tema "o último homem do planeta" é quase um clichê da ficção científica. Mesmo não tendo visto as outras adaptações da obra de Richard Matheson para o cinema, tenho boas recordações de outros filmes em que alguns poucos humanos sobrevivem a um holocausto nuclear ("Herança Nuclear") ou a uma passagem de um cometa do mal ("A Noite Do Cometa"). Mesmo sendo filmes tosquíssimos, ambos mostravam detalhes de como é viver (ou sobreviver) em uma Terra desolada e sem ninguém, lutando contra escorpiões gigantes, no primeiro, ou contra os indefectíveis zumbis, no caso do segundo.
"Eu Sou A Lenda" foge dos clichês do gênero, mesmo tendo a sua porção terror. Só que nesta história, as hordas são menos para gerar sustos e perseguições e mais para acentuar o clima de perigo constante e também a culpa constante que persegue Robert Neville, seja pela sua incapacidade de encontrar a cura, seja pela sua capacidade de não ser infectado.
A crítica em geral detonou os seres vampirescos pelo simples fato deles existirem por conta da computação. Balela. O fato deles serem feitos de efeitos não incomoda em nada (mas se a sua intenção é se incomodar com seres digitais, recomendo assistir "O Retorno Da Múmia", "Perdidos No Espaço" ou o terrível "Hulk" computacional). Aqui essa irrealidade é bem menor e quase inofensiva. Até porque a trama não se prende aos efeitos e seus efeitos, mas à luta pela sobrevivência ou, mais do que isso, à luta em busca de um sentido para se continuar existindo.
Este é o grande objetivo do filme. E assim como todos os outros objetivos, ele também é alcançado, talvez por um viés meio grandiloqüente e excessivamente centrado na figura do herói, mas nem por isso menos meritoso.
Postado por Nery Nader Jr às 16:17Follow @MegaZona
"Nação Fast Food" (Richard Linklater)
Dá pra definir "Nação Fast Food" como o "Traffic" da indústria de alimentos. Da mesma forma que no filme do Soderbergh, aqui também várias histórias paralelas se intercalam para montar um amplo panorama acerca de um tema sério e complexo - neste caso as engrenagens tortuosas e maquiavélicas que culminam naquilo que você come, não apenas nos fast foods, mas em sua própria casa, quando prepara todo e qualquer rango industrializado. Obviamente, tantas tramas paralelas deixam o filme um pouco irregular. Às vezes por demais verborrágico. Às vezes por demais pesadão. Mas mesmo assim, "Nação Fast Food" vale a olhadela pela denúncia, pela boa direção do Linklater, pelo elenco afiado/afinado e pelos divertidos papéis de Ethan Hawke, Bruce Willis e Kris Kristofferson.
Postado por Nery Nader Jr às 15:33Follow @MegaZona
"Sunshine - Alerta Solar" (Danny Boyle)
O "2001" da geração "Trainspotting"? Menos, bem menos. Ainda que Danny Boyle emule o clássico de Stanley Kubrick em alguns momentos, o filme passa longe da perfeição deste gênio do cinema, mesmo apresentando um certo clima introspectivo e cerebral. Mas ao final, Boyle põe tudo a perder, buscando inspiração (por vezes descarada) em "O Iluminado", mas conseguindo somente criar seqüências de ação forçadas e um clima de terror meio Jason demais.
Postado por Nery Nader Jr às 14:54Follow @MegaZona
Bons Tempos Aqueles...
Calma. Este não é um daqueles posts repletos de anúncios antigos, na linha dos típicos e-mails sádicos/nostálgicos que ficam gargarejando "lembra disso?" ou afirmando que "isso é do seu tempo" (como se o meu tempo não continuasse a existir agora) e finalizando com um "se você lembrou é porque está velho, quá-quá-quá!!!" ou qua-qua-qualquer coisa que o valha. Até porque quem faz estas compilações de anúncios, brinquedos e guloseimas de antestempo não tem o mínimo critério temporal, revirando indistintamente revistas das décadas de 60, 70, 80 e até 90 só para misturar tudo numa bizarra salada capaz de oscilar entre coisas que realmente fizeram parte da infância de alguns de nós até outras tantas que eram de eras (ou regiões) absolutamente distantes da nossa realidade.
Mas como eu, pra variar, fugi do assunto, volto afirmando que sou velho mesmo, e que tenho lá em casa alguns tantos exemplares de Tios Patinhas, Cebolinhas e Almanaques Disneys de antigamente - bravos sobreviventes do tempo e das mudanças (de clima e de casas). Estes repousam agora nas gavetas do quarto do meu filho. E à noite, ao colocá-lo para dormir, normalmente leio uma destas velhas (mas quase sempre atemporais) histórias.
Putz! Voltei a divagar. O fato é que numa destas velhas revistas, datada de 1981, encontrei o anúncio que ilustra este post. E pude constatar o óbvio: legal mesmo era ser publicitário nos anos setenta e oitenta. Só mesmo em tal época você poderia garantir um sapato por vinte mil quilômetros ou mais, sem medo de procons, conares e processos. Ou será que o pisante vinha com odômetro e por isso a garantia era quente?
Postado por Nery Nader Jr às 15:13Follow @MegaZona
A Razão De Tudo
Nada fazia muito sentido. E ele sabia disso. Olhava para as fotografias sem compreender por que a felicidade só existia ali. Lou cantava (sem cantar) "Xmas In February" no seu velho 3 em 1, mas ele não prestava atenção ao que era declamado na canção. E então, do nada, algo lhe chamou a atenção. Algo na foto, algo na canção, algo que misturava as coisas e lhe explicava a razão de tudo. E a razão de tudo era o nada. O nada que ele só encontraria sete andares abaixo. Olhou para a única saída que tinha. E deixou-a aberta para que outros escapassem também. Mas só as cortinas tentaram em vão, atadas ao inflexível varão. E assim ficaram, por algum tempo, mais fora do que dentro, até o vento desistir de ajudá-las.
Postado por Nery Nader Jr às 15:42Follow @MegaZona
A Televisão Me Deixou Burro, Muito Burro Demais
Me mijei, caguei, vomitei, arrotei e até fiz bolhinha de ranho do nariz de tanto rir com este Tubão aqui, ó: "Segredos de um casamento vitorioso". Estrelando: um apresentador mais sacana que o amigo do peito da Narcisa; uma psicóloga só ouvidos e sem palavras (como todas); e um casal feliz para sempre, composto por um marido buffet de sorvete na testa e uma mulher a beira de um ataque dos nêlvo.
Postado por Nego Lee às 10:03Follow @MegaZona
Mastur-Bar em Curitiba é proibido.
Postado por Nery Nader Jr às 15:39Follow @MegaZona
Dos Outros
*****
Impressionante
O que mais me impressiona é que ainda tem gente que lê o que eu escrevo, ao menos aqui. Que coisa!
******
Do Branco Leone.
Postado por Nego Lee às 14:32Follow @MegaZona
Postado por Nego Lee às 23:58Follow @MegaZona
Minhas Férias
ZZZZZZZZZZ... ARF... ARF... ARF... NHAC! NHAM... NHAM... NHAM... ZZZZZZZZZZ... GOOOOOL!!! GLUB... GLUB... GLUB... UEBA! ZZZZZZZZZZ... SMACK! SMACK! SMACK! VRUUUUUUUUUUUM... AH! AH! AH! ZZZZZZZZZZ... HMMMMM... SLURP! SLURP! SLURP! ZZZZZZZZZZ... PUF... PUF... PUF... PRÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ... LÁ-LÁ-LÁ... OH! OH! OH! ZZZZZZZZZZ...
Postado por Nego Lee às 10:06Follow @MegaZona
Sawyer's Nickname Generator.
Postado por Nery Nader Jr às 09:06Follow @MegaZona
Back
E seguindo o exemplo do WW e outros escribas, anuncio que esta semana eu também retorno à pena. Que pena.
Postado por Nego Lee às 18:08Follow @MegaZona
A Outra Volta
. Sabe por que este post começa com um ponto? Porque é justamente ali que fica o ponto de partida da versão 2008 do MZ fração WW. Esqueça o antes. O agora começa agora. Hey ho e let’s go.
Postado por Nery Nader Jr às 15:32Follow @MegaZona
A Volta
Fica pra segunda, ok? Seria hoje, mas eu estiquei um pouco mais o carnaval. Só não estiquei por completo porque fui chamado para resolver uma pequena naba e por isso mesmo aqui estou, postando uma pequena satisfação. Nada de post de verdade, porém, pois como já disse a minha volta de verdade ficou pra segunda. Mas foi pensando em pessoas como você, que nos lêem neste pequeno interregno pós-carnaval-pré-vida-normal que eu posto isso. Até mais. Até segunda. Ou terça, no máximo.
Postado por Nery Nader Jr às 15:04Follow @MegaZona
Aviso aos navegantes: voltaremos com a nossa programação (a)normal só depois do carnaval.
Postado por Nery Nader Jr às 11:31Follow @MegaZona
O MegaZona É Um Blog Feito À Quatro Mãos Por
Nego Lee
&
William Wilson E O Melhor Site De 2005 Segundo Fernanda Takai (Pato Fu)!
Nosso Arquivo:
março 2004 ·
abril 2004 ·
maio 2004 ·
junho 2004 ·
julho 2004 ·
agosto 2004 ·
setembro 2004 ·
outubro 2004 ·
novembro 2004 ·
dezembro 2004 ·
janeiro 2005 ·
fevereiro 2005 ·
março 2005 ·
abril 2005 ·
maio 2005 ·
junho 2005 ·
julho 2005 ·
agosto 2005 ·
setembro 2005 ·
outubro 2005 ·
novembro 2005 ·
dezembro 2005 ·
janeiro 2006 ·
fevereiro 2006 ·
março 2006 ·
abril 2006 ·
maio 2006 ·
junho 2006 ·
julho 2006 ·
agosto 2006 ·
setembro 2006 ·
outubro 2006 ·
novembro 2006 ·
dezembro 2006 ·
janeiro 2007 ·
fevereiro 2007 ·
março 2007 ·
abril 2007 ·
maio 2007 ·
junho 2007 ·
julho 2007 ·
agosto 2007 ·
setembro 2007 ·
outubro 2007 ·
novembro 2007 ·
dezembro 2007 ·
fevereiro 2008 ·
março 2008 ·
abril 2008 ·
maio 2008 ·
junho 2008 ·
julho 2008 ·
agosto 2008 ·
setembro 2008 ·
outubro 2008 ·
novembro 2008 ·
dezembro 2008 ·
janeiro 2009 ·
fevereiro 2009 ·
março 2009 ·
abril 2009 ·
maio 2009 ·
junho 2009 ·
julho 2009 ·
agosto 2009 ·
setembro 2009 ·
outubro 2009 ·
novembro 2009 ·
dezembro 2009 ·
janeiro 2010 ·
fevereiro 2010 ·
março 2010 ·
abril 2010 ·
maio 2010 ·
setembro 2010 ·
dezembro 2010 ·
abril 2011 ·
maio 2011 ·
junho 2011 ·
julho 2011 ·
agosto 2011 ·
setembro 2011 ·
outubro 2011 ·
março 2012 ·
junho 2012 ·
julho 2012 ·
agosto 2012 ·
setembro 2012 ·
outubro 2012 ·
novembro 2012 ·
dezembro 2012 ·
janeiro 2013 ·
fevereiro 2013 ·
março 2013 ·
abril 2013 ·
fevereiro 2014 ·
Nosso Twitter:
@MegaZona
Ou Siga-nos Individualmente:
Nossos Blogs Favoritos: Meditabundas ·
Blog Da Corporação Fantástica ·
Liga Dos Blogues Cinematográficos +
665 - O Vizinho Da Besta ·
Ação E Divagação ·
Além Do Ponto ·
Anna Maron ·
Batata Quente ·
Catarro Verde ·
Cláudio Bettega Em Cena ·
Copy & Paste ·
De Língua ·
Epílogo ·
Filmes Do Chico ·
Fundo Da Banheira ·
Ilha De Siris ·
Insanidade Total ·
Mau Humor ·
Meninas De 30 ·
Nêga Do Leite ·
No Passeio ·
O Carapuceiro ·
O Negativo Queimado ·
Pensar Enlouquece, Pense Nisso ·
Perolada ·
Sad Fucking Song ·
Salón Comedor ·
Tá, E Daí ·
Trash ·
TudoJuntoMesmo ·
Uma Dama Não Comenta ·
Vai Trabalhar, Vagabundo